Oh! Preguiça!

To aqui nesse exato momento lutando bravamente contra ela, A MINHA PREGUIÇA!

Desde que me entendo por gente ela esteve aqui, muitas vezes eu a confundi com a necessidade de descanso.

Olha, na verdade, eu acho que esse é o grande dilema, compreender quando estamos falando de preguiça e não fadiga…

Mas, a personagem principal de hoje é a Dona Preguiça. Sempre considerei ela como uma “falha” do meu caráter, um dos muitos defeitos que tenho.

Mas foi apenas com as Constelações Sistêmicas Familiares que consegui compreender que a grande dificuldade de lidar com a preguiça é porque inconscientemente ela é um meio de defesa, uma lealdade que cumpre a um objetivo muito forte então ela se válida.

Ex. temos muito medo da extroversão, nos projetar no mundo, ou de tentar e falhar, ou ainda de sermos melhores ou apenas diferentes de algum excluído do nosso sistema. Nisso entra a Dona Preguiça como um mecanismo de defesa e auto acolhimento.

Foi quando compreendi essa dinâmica que percebi porque era constantemente vencida por ela, afinal, seu signo inconsciente é defesa e carinho.

Um exercício que podemos fazer nesses momentos que ela começa a pesar como um chumbo em nossas costas é imaginá-la gigante em nossa frente, exatamente como no desenho acima e dizer:

“- Obrigada querida preguiça, você cumpre seu objetivo de me defender, mas agora eu sou x grande dessa história, posso encarar meus medos e encontrar soluções através deles, mas pra isso, preciso que você se vá, ou, ao menos, saia da minha frente para poder enxergar possibilidades.”

Fique mais alguns instantes imaginando essa cena, até que a preguiça se desloque para longe de você, ou ao menos para seu lado.

E deixe seu sistema fazer o resto, vai ver como é “mágico”.

Agora me conta aqui nos comentários como você lida com a sua preguiça?

Você fez o Exercício sistêmico, o que achou?